Depois de uma longa primavera sem postagens, aqui estou eu para falar de um assunto que cada vez mais faz parte do dia a dia dos profissionais.
QI quer dizer em bom português " Quem indica"... que maravilha não? Imagina não precisar panfletar currículos, não ouvir a frase terror dos candidatos " Agente entra em contato com você" e esperar ansiosamente por este contato... convenhamos é quase uma tortura psicológica ! Ter um QI é ter uma oportunidade certa nas mãos, é saber exatamente para quem seu currículo deve ser enviado.
Há pessoas que admitem numa boa que conseguiram emprego por indicação, outras fazem de tudo para provar que mereceriam aquela vaga independentemente e há outros que fazem de tudo para esconder embora a verdade seja clara, talvez porque fica faltando a vitória conquistada por próprio mérito, advinda do próprio suor.
Concordo que todo profissional deva ter a sua rede social de influências, aqueles contatos importantes de manter...embora há pessoas que façam disso um objetivo de vida... beirando praticamente a hipocrisia.
Que mal há um professor indicar um bom aluno ? Mais é feio por exemplo um indicado passar a frente de um candidato em potencial num concurso... ou você chegar para entregar um currículo em alguma empresa e perguntarem na lata e de primeira : veio por indicação ? Processo seletivo dá trabalho, mais vamos conhecer os candidatos, oferecer oportunidades a todos.
O candidato sem indicação tem uma dura batalha pela frente... exaustivos processos seletivos, talvez oportunidades nem tão boas assim( Na maioria das vezes)... e com o tempo esse candidato vai ficando descrente... achando que nada irá encontrar, que sua vida profissional está fardada ao insucesso. Eu me forço a acreditar que talvez as boas oportunidades demorem mais tempo para acontecer.
Pelo menos na minha área há a esperança dos concursos públicos... que acredito na fidelidade dos mesmos. Assim espero.
Mais to procurando um QI por ai... já são anos sem contar com essa sorte... e á minha futura indicação prometo não cair na mesmice e fazer a diferença que nem o Tiago Leifert fez... independente do pai dele ser diretor comercial da globo, eu não dúvido em nada do potencial do rapaz e que ele soube se destacar por mérito próprio !
Uma coisa é fato... ningúem escapa desse assunto... até a próxima !
domingo, 15 de agosto de 2010
Assinar:
Comentários (Atom)