Quando deixamos de ser acadêmicos e viramos profissionais, almejamos trabalhar em empresas desafiadoras,que nos dêem experiência para que possamos trilhar uma carreira de sucesso. Em algumas carreiras onde há oportunidades de estágios remunerados com possível efetivação e várias empresas que ofereçam o programa de Trainne é possível aprender sem maiores sofrimento.
Na enfermagem, se você não fez curso técnico de enfermagem, se não passou para uma residência pública... prepara-se... você terá que literalmente suar a camisa para lhe abrirem a primeira porta e quando isso acontecer você terá que correr (literalmente) atrás desse aprendizado.
Lidamos com vida e isso exige extrema responsabilidade e competência para quem se dispõe a isso, mais falta muitas vezes a rede particular de saúde investir nos profissionais récem saídos das faculdades, que estão ali altamente dispostos a se esforçar para aprender, para serem os melhores e porque não para ensinar também ?! Os treinamentos geralmente são rápidos ( salvo em alguns lugares), você fica que nem uma barata tonta correndo atrás de alguma criatura que tenha paciência e humildade em lhe tirar dúvidas.
Faltam mentores que percebam sua insegurança e invistam na sua segurança, se somos profissionais formados na sua essência para ajudar seres humanos desprovidos de saúde, porque não ajudar seres humanos em busca de experiência? A maioria dos profissionais não tem paciência para ensinar, procuram profissionais líderes que aprendam o protocolo local na velocidade da luz.
Então passo a lição que aprendi : a postura de estagiário fica na faculdade, passe segurança sempre ( porque vão usar a sua insegurança contra você), evite fofoquinhas ( você está ali unicamente para trabalhar e não para fazer amigos), só faça perguntas adequadas ( as dúvidas bobinhas você se vira para sanar na litetura), confie apenas em você e por último : Não importa se é seu primeiro dia... você não terá tempo para se ambientar, mostre do que você é capaz e exerça a liderança que há dentro de você. Pode parecer assustador e um tanto cruel, mais você não fugirá de aprender essas lições na marra.
Vou terminar esta crônica com dois trechos do livro " Doidas e Santas" de Martha Medeiros que comecei a ler hoje , você as encontra no capítulo : " Obrigada por Insistir "... tão sugestivo que larguei imediatamente o livro para traduzir isso para o mercado de trabalho.
" Obrigada por perceber em mim um talento que minha autocrítica jamais permitiria que se desenvolvesse "
" Em tempos em que quase ninguém se olha nos olhos, em que a maioria das pessoas pouco se interessa pelo que não lhes diz respeito, só mesmo agradecendo áqueles que percebem nossas descrenças, indecisões,suspeitas, tudo o que nos paralisa, e gastam um pouco da sua energia conosco, insistindo "
É para refletir !
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Nandoca nem tenho mais o que falar sobre esse assunto pois você já sabe tudo o que penso sobre.Mas muito legal a sua iniciativa e tomara que isso sirva de exemplo para pessoas que na imagem aparentam uma coisa e internamente aparentam outra e ao invés de disparar críticas, insistências sem fundamentos apenas escute, para pelo menos ser uma pessoa diferente do que nós vemos por ae!
Divulga mais o seu blog!
beijosssss
Postar um comentário